Histórico

Era meados do ano de 1999. Naviraí vivenciava a passagem para um círculo virtuoso de desenvolvimento.

Desenvolvimento: palavra com sentido estritamente ligado à Engenharia.

Por esta razão, o crescimento da cidade provocou o crescimento do número de profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, que àquela altura já demandariam uma estrutura organizacional para a classe profissional.

Dessa forma, um grupo de profissionais, liderados pelo Engenheiro Civil Lincoln de Andrade Pizzatto, instituiu a ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS, ENGENHEIROS AGRÔNOMOS E ARQUITETOS DE NAVIRAÍ E REGIÃO, batizada com a sigla ASSENAR.

Antes mesmo de sua fundação oficial, a atuação da ASSENAR foi decisiva para uma das conquistas resultantes do desenvolvimento da cidade e da região: a instalação da Inspetoria do antigo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), consolidado no ano de 2005.

Aconteceram algumas reuniões entre os profissionais interessados, até que, cumpridas formalidades burocráticas necessárias ao pleno reconhecimento da entidade, em agosto de 2009 a associação foi formalmente fundada, tendo na oportunidade em seu rol o número de 20 membros fundadores e sendo seu primeiro Presidente o Engenheiro Civil Lincoln de Andrade Pizzatto.

O registro da personalidade jurídica da associação foi concluído em fevereiro de 2012, e, sob os esforços do Engenheiro Eletricista João Ricardo Somensi, segundo Presidente eleito da entidade, a ASSENAR passa então a vivenciar sua atuação efetiva e constante, trazendo benefícios para os profissionais e para a comunidade regional.